Olá tudo bem? Hoje eu vou trazer pra você alguns esclarecimentos em relação ao um canal Criado pela Anatel com o nome de Anatel Consumidor, basicamente é um canal de atendimento ativo e online, onde você pode registrar a sua Reclamação, Elogio ou Outros tipos de Observações em relação aos serviços que você tem contratado com empresas de Telecon.
A maior finalidade do Anatel Consumidor é diminuir o tempo médio de atendimento em relação a quixa empresa e retorno com o consumidor, logo abaixo temos algumas observações em texto e também um vídeo para melhorar a compreensão e explicar bem como funciona o serviço online.
Mais uma Facilidade de SAC Atendimento de Instituições, confira!
A grande vantagem é que não há necessidade de ligar pelo telefone e nem ficar horas esperando ser atendimento, o procedimento pé feito via website e você tem seu protocolo no ato do cadastro da sua queixa. Ou seja Evoluímos …
Anatel Consumidor
Descubra as principais regras que protegem o consumidor de telecom
A Anatel tem um conjunto de regras para proteger o consumidor. Elas estão consolidadas no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, o RGC.
Se quiser saber todos os detalhes sobre as obrigações das prestadoras quanto a atendimento, oferta, cobrança e outros temas relativos aos serviços de telefonia móvel fixa, banda larga e TV por assinatura, consulte o regulamento. Mas, se você preferir a versão resumida, confira as regras gerais trazidas pelo RGC:
- Cancelamento automatizado do serviço;
- Retorno imediato de ligações interrompidas durante o atendimento;
- Créditos pré-pagos valem 30 dias, no mínimo;
- Gravação de todas as ligações independentemente de quem originou a chamada ao call center da operadora;
- Unificação do atendimento para combos;
- Espaço do consumidor no portal da prestadora, com informações como contrato, faturas, histórico de consumo e histórico de protocolos; e
- Atendimento em qualquer estabelecimento associado à marca.
Anatel Reclamações
A Agencia nacional de telecomunicações Anatel, criou um canal no qual o consumidor entra em contato com a empresa para registrar a reclamação de forma online, sem a necessidade de fazer a ligação, para que você tenha acesso a Anatel Reclamações basta acessar o botão abaixo:
ACESSAR O ANATEL RECLAMAÇÕES AGORA
Reclamações Registradas pela Anatel
Os consumidores de telecomunicações registraram na Anatel, em 2019, 2,98 milhões de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. Em relação a 2018, isso significa crescimento da ordem de 1,28%, ou 37,5 mil reclamações.
Esse é um dos volumes mais baixos dos últimos anos e representa queda de aproximadamente 27% em relação ao ano de 2015. Acesse o balanço de reclamações da Anatel e saiba mais detalhes.
Reclamações registradas por consumidores na Anatel | |||||||
Serviço | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2019-2018 | |
Banda larga fixa | Volume | 634.514 | 580.847 | 525.102 | 501.979 | 580.680 | 15,68% |
Índice | 2,39 | 2,06 | 1,81 | 1,37 | 1,50 | 0,13 p. | |
Celular pós-pago | Volume | 1.227.247 | 1.260.623 | 1.143.980 | 973.770 | 1.043.533 | 7,16% |
Índice | 1,36 | 1,37 | 1,15 | 0,87 | 0,83 | -0,03 p. | |
Celular pré-pago | Volume | 594.145 | 595.014 | 485.951 | 400.327 | 377.296 | -5,75% |
Índice | 0,24 | 0,28 | 0,26 | 0,24 | 0,25 | 0,02 p. | |
Telefonia fixa | Volume | 1.032.448 | 943.673 | 760.978 | 661.358 | 595.147 | -10,01% |
Índice | 1,94 | 1,85 | 1,55 | 1,44 | 1,41 | -0,03 p. | |
TV por assinatura | Volume | 584.110 | 511.052 | 467.363 | 383.303 | 366.556 | -4,37% |
Índice | 2,56 | 2,31 | 2,16 | 1,83 | 1,87 | 0,04 p. | |
Outros | Volume | 16.169 | 20.660 | 22.322 | 20.503 | 15.546 | -24,18% |
Índice | n.a. | n.a. | n.a. | n.a. | n.a. | n.a. | |
TOTAL | Volume | 4.088.633 | 3.911.869 | 3.405.696 | 2.941.240 | 2.978.758 | 1,28% |
Índice | 0,93 | 0,96 | 0,87 | 0,76 | 0,79 | 0,03 p. |
Fonte: Sistemas Focus e Anatel Consumidor – SRC – Anatel. Acesso em: janeiro/2020.
Utilize o painel de dados para consultar informações sobre solicitações registradas no Sistema de Suporte do Atendimento aos Usuários da Anatel desde 2015.
Os registros se dividem em quatro tipos:
- Denúncia,
- Reclamação,
- Sugestão,
- Pedido de informação.
As reclamações constituem a maior parte – cerca de 98% dos registros – e são divididas por serviços:
- Banda Larga Fixa,
- TV por Assinatura,
- Telefonia Fixa,
- Telefonia Celular Pré-paga,
- Telefonia Celular Pós-paga etc.
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